Terminei meu livro, e agora?
- Amanda Matias
- 11 de mar. de 2018
- 4 min de leitura
Olá meus dançarinos aspirantes a escritores! Como vocês estão? Espero que curiosos para esse post, caprichei pra vocês e pesquisei muito, mas se tiver qualquer informação errada não deixem de me avisar!
Boa leitura!

Essa publicação é pra você escritor iniciante, que acabou de escrever seu livro original e não sabe o que fazer. Talvez até saiba, talvez queira enviar pra editoras, ou postar em alguma plataforma online, mas antes disso eu recomendo que registre o seu livro. Como assim registrar? E onde eu faço isso?
Bom, registrar o seu livro na Biblioteca Nacional é uma forma de garantia, que aquelas ideias, que tudo que escreveu é de sua autoria. E caso seu livro seja plagiado – bate na madeira pra isso nunca acontecer – você tem um prova que ele (a) te plagiou e não ao contrário – como ele pode alegar.
Não, não é obrigatório, mas é um meio de ter uma segurança que ninguém vai usufruir daquilo que é seu.
Para registrar é bem fácil, mas já aviso que vai ter que gastar um pouquinho, então separe o dinheiro e siga as instruções abaixo:
1 – Arrume o seu livro

Antes de qualquer coisa, você vai precisar organizar seu livro no word com algumas coisas obrigatórias:
Na capa coloque o nome do livro, seu nome, e seus dados pessoais. Se tiver mais de um autor, coloque também.
Se quiser coloque um sumário, é opcional.
Enumere TODAS as páginas no canto inferior. Pode fazer a mão ou no word mesmo, tem uma ferramenta própria para isso.
Formate com o menor espaçamento possível – para economizar espaço e dinheiro. Não tem uma fonte e tamanho certo, recomendo Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
Certifique–se que a história está do jeito que você quer, se tiver muitas atualizações futuramente terá que registrar de novo, atualizar o registro, mas o importante é que a ideia seja salva e autenticada como seu.
Pronto, agora é só imprimir todo o livro e ir para o segundo passo.
NÃO GRAMPEI OU ENCADERNE, ou qualquer coisa do gênero. As folhas devem ir soltas, compre um envelope para colocá-las, não amassar nem perder.
2 – Rubrique TODAS as páginas.

Sim é isso mesmo que você ouviu, todas as páginas, vai dar um trabalho enorme e sua mão provavelmente vai doer, mas faça com calma e se certifique que TODAS foram rubricadas, não vai querer que eles barrem o registro do seu livro, porque esqueceu de rubricar uma.
3 – Preencha a Ficha - Requerimento e/ou Averbação
No site da Biblioteca Nacional existe uma ficha que você tem que imprimir e preencher para enviar junto ao livro. É bem tranquilo, e tem até espaço para preencher com os dados do responsável se você for de menor, e com mais campos caso o livro pertença a mais de um autor.
Quando for marcar categoria, assinale ROMANCE, não importa se seu livro é terror ou fantasia, para o registro ele é romance.
Não rasure, nem passe corretivo.
Certifique que preencheu tudo corretamente e assinou onde pedem.
Clicando aqui você pode ter acesso a ficha para imprimir e preencher.
Obs.: Se for quadrinhos, história infantil, roteiro, há campos para serem assinalados ao em vez de romance, prestem atenção na hora de preencher. Qualquer dúvida podem me perguntar.
4 – Pague o GRU
GRU significa Guia de Recolhimento da União. É a taxa que você tem que pagar para ter seu livro registrado, no valor de R$ 20,00 para pessoa física e R$ 40,00 para jurídica.
Depois de pago tire duas copias, uma pra você guardar como comprovante que pagou, e outra pra enviar junto com o original, por precaução.
Clique aqui para gerar o boleto.
Clicando aqui você pode ver mais a respeito da conta da BN para deposito caso não consiga gerar o boleto.
5 – Separe os documentos pedidos e tire uma cópia.
Você vai precisar tirar cópia dos seguintes documentos:
Cópia do RG e CPF
Comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone recente)
Se for menor de idade, deverá conter a cópia dos documentos do responsável.
Se for mais de um autor deverá conter as copias dos documentos de todos.

Recapitulando, vamos ver tudo que você deve enviar para fazer o registro:
A obra formatada, enumerada, rubricada, de preferencia impressa em papel A4
Comprovante de pagamento do GRU ORIGINAL (se quiser pode enviar uma copia pra garantir, porque as vezes pode apagar se for naqueles papeis de caixa eletrônico)
Ficha preenchida e assinada
Cópia dos documentos necessários: RG, CPF, comprovante de endereço.
Clicando aqui você pode conferir por si mesmo tudo que é necessário para o registro.
Você vai enviar tudo isso para: a sede do EDA no Rio de Janeiro (Av. Presidente Vargas 3131 - sala 702 - Cidade Nova - Rio de Janeiro - RJ - 20210-911). Ou você pode ir em um posto regional e entregar pessoalmente, para acessar a lista de endereços e achar o que fica mais fácil pra você, clique aqui.
Se quiser você pode contratar um serviço dos Correios, igual eu fiz, o aviso de recebimento, que quando o pacote chegar lá eles vão assinar uma especie de ficha, comprovando que receberam, e então irão enviar o papel para você novamente. Aí você já pode ficar tranquilo que pelo menos chegar lá chegou, aí é só aguardar eles conferirem tudo.
Quando tudo estiver certo eles irão enviar um papel para você contendo os dados da sua obra, seus dados e o número de registro. E pronto! Você tem sua obra registrada.
Se quiser tirar qualquer dúvida pode enviar um email pra eles também: eda@bn.gov.br
Já vi autor autenticar capitulo em cartório, quando não tem o livro pronto, está postando em alguma plataforma online e tem medo do livro ser plagiado. Não sei muito bem como funciona, nem quanto paga por isso, mas fica a dica. Também posso aconselhar a mandar seu livro por email pra você mesmo enquanto estiver escrevendo, pois a data no email já é prova suficiente que você estava trabalhando naquilo naquela época, caso precise provar algum dia que a ideia é sua.
Tudo o que eu disse pode mudar, mas é bom pesquisar em outros lugares para conferir tudo e atualizar as informações, porque daqui um ano ou menos eles podem ter mudado todo o sistema.
Espero que tenha ajudado alguém esse post. Qualquer duvida podem me perguntar!
Vejo vocês na próxima! Bjss dançantes

Comentários